É chegado o final do ano e começam a aparecer listas dos melhores disto, melhores daquilo! Como todas as listas são subjetivas (baseadas, basicamente, nos gostos individuais) vou postar aqui o que achei de relevante este ano em alguns aspectos:
CINEMA:Abaixo a relação (na ordem) dos melhores filmes que assisti este ano (
talvez a única inversão que eu me permita fazer seja entre o primeiro e o segundo). Um detalhe: ao lado do título coloquei o ano de lançamento de cada um deles.
1) Efeito Borboleta (2004)
2) Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)
3) Clube da Luta (1999)
4) Círculo de Fogo (2001)
5) The Machinist, O Operário (2004)
MÚSICA:Ouvi poucas coisas lançadas este ano, mas das coisas que ouvi segue a ordem: 1) "Tourist" - Athlete
2) "Lost Souls" - Doves
3) "X & Y" - Coldplay
POLÍTICA:* Sem dúvida a maior crise política da nossa história praticamente abafou os demais acontecimentos, mas sem fugir muito desta linha o fato que mais torci para ocorrer (e que acabou ocorrendo) foi a cassação de José Dirceu; acho até que ali foi apenas uma resposta da Câmara para a sociedade, uma espécie de sacrifício, de bode expiatório (não que eu ache que Dirceu fosse inocente, mas também não existia uma prova concreta contra ele); a Câmara dos Deputados precisava mostrar para o país que ali é um meio de pessoas honestas e que é intolerável a presença de colegas que firam o princípio da moralidade (rsrsrsrs - só rindo).
* O governo que outrora acreditei que poderia significar a guinada do nosso país rumo a um futuro mais digno, continua moribundo. Lula é um grande fiasco e já não vejo a hora de chegar a hora da sucessão presidencial... o que lamento é imaginar que o governo retornará para as mãos dos neoliberais tucanistas! Quisera eu não ficar aqui pra ver, mas o destino parece que vai me proporcionar mais um grande desprazer.
* Ao falar tão mal de Lula, não quero que as pessoas imaginem que achei o governo peessedebista melhor. Não achei! Aliás penso que FHC foi um cara extremamente entreguista e que conseguiu fazer um governo completamente voltado para o capital especulativo em detrimento da produção, sendo responsável por tamanha recessão e aprofundamento da desigualdade social.
ESPORTESBem, foram dois os grandes momentos que vivi este ano:
- a queda do Bahia para a terceira divisão do futebol brasileiro
- e o Vitória idem
Vibrei demais!
Quanto aos momentos ruins, estes aconteceram em maior número:
- título do São Paulo na Libertadores
- título do São Paulo no Mundial de Clubes da Fifa
- vitória da Seleção Brasileira na Copa das Confederações sobre a Argentina por 4 a 1.
Fiquei triste demais!!!