8.7.07

Tênis: a velha rotina!!


Mais uma vez este maravilhoso esporte [para mim, pelo menos] vai nos brindar com aquele que é, sem dúvida, o grande confronto da atualidade: Federer x Nadal.

Desta vez o embate será pelo título de Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam do ano; com uma vitória de cada até o momento: Federer ganhou o Australia Open e Nadal conquistou o título em Roland Garros.

Entendo que o favoritismo é de Federer, que se mostra inferior a Nadal apenas no saibro. O único confronto entre ambos na grama foi na final do ano passado de Wimbledon e deu Federer.

O torneio tem como o maior vencedor até hoje, estadunidense Pete Sampras, com 7 conquistas, seguido do lendário Bjorn Borg, com 5 títulos, recordista em títulos consecutivos, feito que pode ser igualado hoje por Federer [que venceu de 2003 a 2006].

Até agora, nos confrontos entre ambos está dando Nadal: 8 a 4. Quem quiser conferir a história dos confrontos é só clicar aqui. Provavelmente a estatística estará mudada pois já deverá ter sido acrescida a vitória de um dos dois após a final de Wimbledon.

Agora é aguardar pra ver!!

Dá-lhe Federer!

Obs.:
voltando ao postar, após saber o resultado: FEDERER É PENTA!!! :)))))))
Levando em consideração que não tenho simpatia alguma por Rafael Nadal, espero que Federer permaneça no circuito por muitos anos ainda [pelo menos por mais 6, 7 anos] para não deixar o espanhol dominar absoluto!!

A vitória foram com parciais de 7/6 [9/7], 4/6, 7/6 [7/3], 2/6 e 6/2.... chora Nadal!!!
Este foi o 11º título de Grand Slam para o suíço!
Hum... aproveitando e atualizando: Nadal 8 x 5 Federer!


E para quem gosta de números, aí vão alguns:

- Ao ganhar o 11º troféu de Grand Slam, iguala Bjorn Borg e Rod Laver, fica um atrás de Roy Emerson (12) e três de Pete Sampras (14). Tal marca pode ser atingida no Aberto da Austrália de 2008.

- Federer chegou a 11 títulos de Grand Slam na 32ª tentativa, o que é a terceira melhor marca da Era Profissional. Borg somou 11 em 26 Grand Slam disputados e Laver, em 32. Sampras precisou de 37 para atingir os mesmos 11.

- Quarto jogador na história de Wimbledon a ganhar cinco ou mais títulos. Mas dois deles foram na época que o campeão só disputava a final (Laurie Doherty e William Renshaw). Assim, apenas ele e Borg são penta desde que o "challenge round" foi abolido, em 1922.

- Terceiro jogador a ser pentacampeão de um Grand Slam, repetindo Borg em Wimbledon (76-80) e Roy Emerson na Austrália (63-67). Outros cinco conseguiram, mas também na era do "challenge round", dos quais o mais famoso é Bill Tilden. O fato é raro mesmo entre as mulheres, com Margaret Smith na Austrália (60-66) e Martina Navratilova em Wimbledon (82-87).

- Com o quinto título, ele supera Laver em Wimbledon (com 4 troféus), iguala Borg (5), mas fica ainda atrás de Sampras (7).

- É o atual recordista de finais consecutivas (9) e semifinais seguidas (13) em eventos de Grand Slam.

- Com 13 finais de Grand Slam na carreira, está atrás de Ivan Lendl (19), Pete Sampras (18), Borg (16), Andre Agassi e Jimmy Connors (15), porém possui o melhor aproveitamento de triunfos entre todos (84,6%), superando Sampras (78%) e Borg (69%).

- Invencibilidade no piso de grama chega a 54 partidas e é a maior da história. Em Wimbledon, o recorde ainda é de Borg, com 41, que Federer poderá repetir com o hexa em 2008, já que tem 34 (o w.o. contra haas não é considerado). A última derrota do suíço na grama foi na primeira rodada de Wimbledon de 2002, diante de Mario Ancic.

- Federer tem agora nove títulos sobre a grama, superando John McEnroe (8) e ficando apenas um atrás de Connors e Sampras (10). O suíço não disputou eventos de aquecimento para Wimbledon nesta temporada.

- Seu total de títulos profissionais chega a 49 e assim divide o nono lugar com Boris Becker. O recordista é Connors, com 109. [Nota: este eu acho que ninguém bate!]

- O suiço continua na liderança folgada do ranking e completará nesta segunda-feira 180 semanas consecutivas como número 1, recorde absoluto. No total de semanas não-consecutivas, está atrás de Sampras (286), Lendl (270) e Connors (268).

- Supera a casa dos US$ 32 milhões de premiação oficial, ultrapassando Agassi. O recorde é de Sampras, com US$ 43 milhões [hum... acho que já dá pra pagar um resgate considerável!]

3 comentários:

Anônimo disse...

hum...já devia imaginar esse post!
sinceramente, que graça você ver em torçer prum cara que vence sempre? :P
alé do mais, tem uma cara de pedante! não simpatizo com esse Federer! [sou muito mais Nadal -que só tá esperando o suíço se aposentar] ;)

na verdade, li uma máteria há algum tempo em que Nadal declarava que Federer era muito difícil de ser batido...e que ele continuaria no topo por pelo menos
mais dois anos, e que mais do que isso seria muito improvável, já que ele não conseguiria manter a regularidade [só que se não me engano, essa declaração foi em 2005 :P]

já Federer: "Em qualquer situação normal, Nadal seria o número um do mundo. Mas eu tenho jogado muito bem , somado muitos pontos e fui constante nos Grand Slams" :P

o que detalhe: confirma a idéia de pedante! :P

Unknown disse...

Bem... não sei se você volta aqui pra ver as minhas réplicas [sempre o faço], mas vai assim mesmo:
Bem, acho que quando simpatizamos com uma pessoa ela pode até agredir o adversário que dizemos que o lance foi normal, sem nenhuma maldade, se é que você me entende! [:P]

Tenho muita simpatia pelo suiço sim, mas mesmo que não gostasse dele seria obrigado a falar: é o melhor que já vi em ação e que provavelmente estamos vendo o melhor tenista DE TODOS OS TEMPOS EM AÇÃO [adoro saber que vi o maior de todos os tempos]; não gostava de Michael Jordan, mas não posso negar que ele sempre esteve à frente dos demais!!

Quanto a Nadal, já não consigo nutrir simpatia por este aí!! Não é carismático!! Mas joga um belíssimo tênis... azar o dele ser contemporâneo de Federer!!!

Não acho Federer pedante... acho-o até simpático e convenhamos ficaria ridículo ele falar: "poxa, nem sei como estou liderando o ranking e quebrando diversos recordes! Creio que tenho sorte, pois meus adversários são melhores que eu!" :P

Ele não desmerece o jogo dos outros e sei que reconhece em Nadal um grande adversário, mas ele, Nadal e o mundo todo sabem: estamos diante daquele que pode se tornar o MAIOR e ele só depende agora dos números, pois jogo ele têm demais e já foi reconhecido pelos grandes nomes do passado!!

E que graça tem em torcer para quem só ganha?? Hum... não escolhi só por isto, mas que é bem melhor do que só perder, isto é!! ;) Sofro em alguns esportes, com alguns times ou jogadores, mas se gosto, gosto!! O esporte é, para mim, muito de paixão e um pouquinho de razão [e acho que contigo não é diferente!].

Bem... por fim quanto a aposentadoria de Federer, eu imagino que ele vá reinar por uns 3, 4 anos ainda... aí já será recordista de conquistas do Grand Slam [feito que tem condições de bater ano que vem] e dificilmente Nadal, mesmo com a aposentadoria de Federer conseguiria reinar absoluto assim!

beijo e valeu pelas fiéis visitas!! ;)

Espero uma tréplica, se quiser!!!

Anônimo disse...

do que adianta questionar? gosto é gosto, e não se discute.
Não é à toa que o cara é o melhor do mundo [sei disso] mas "simplesmente" não fui com a cara dele [posso?] :P

Acredito que Nadal terá a sua chance, porém só depois dessa "era Federer" e tenho uama opinião contrária: não acredito que isso dure mais três ou quatro anos como você prever...diria ser improvável.
Ninguém é tão bom[o melhor] por tanto tempo! [pelo menos é o que
acredito...vamos ver se ele prova o contrário :P


beijos :))