Bons preços e demora
Há aproximadamente 4 meses adquiri 3 livros no site Americanas.com: "Anjos e Demônios" e "O Código da Vinci", ambos de Dan Brown e "As Intermitências da Morte" de José Saramago. Fechei o pedido no inicio do mês de dezembro, aguardei por mais de 10 dias até receber os livros [isto após duas ligações para eles para saber o motivo da demora]. Na segunda ligação, fui informado que a mercadoria já se encontrava em Salvador e que provavelmente eu receberia a mercadoria naquele mesmo dia [era um sábado]. Passou o sábado e nada dos livros. Eis que no decorrer da semana seguinte, um motoboy [funcionário da empresa que faz as entregas para eles em Salvador] veio entregar-me o livro e, conversa vai, conversa vem, ele me disse que não fazem entregas aos sábados [???]. Mas tudo bem, pensei que o problema seria apenas quanto à demora na entrega.
Livro viciado e intransigência
Após ler "Anjos e Demônio" e "As Intermitências da Morte" iniciei a leitura de "O Código da Vinci" e queria lê-lo o mais rápido possível [pela ansiedade que estava devido aos bons comentários]. Cheguei num determinado ponto do livro em que percebi que algumas coisas não estavam fazendo sentido! Daí ficava sem saber onde eu tinha perdido o fio da meada; então eu voltava algumas páginas e as relia com o intuito de voltar a me "encontrar" na trama Browniana! Após uma observação mais detalhada da minha parte percebi que estavam faltando aproximadamente 80 páginas no livro [!!!]. Simplesmente não estavam lá os capítulos compreendidos entre o 73 e o 94.
Tudo isto ocorreu no final de janeiro, quando fiz contato com o site por meio de telefone. Informei a situação e a atendente me disse que não existia a possibilidade de troca pois já havia se passado os 7 dias de prazo [tempo dado por eles para a troca de livros]. Disse-lhe que não estava trocando o livro por não gostar ou por ter desistido de lê-lo ou qualquer coisa do gênero, mas sim porque o material que eu tinha nas mãos estava defeituoso e que em nada eu havia contribuído para tal vício; além do mais falei à distinta atendente que eu só pude conhecer o defeito quando iniciada a leitura do citado livro.
"Infelizmente não é possível efetuar a troca, senhor". Foi a resposta. Por fim insisti em saber se eu poderia fazer algo para contornar a situação. "Infelizmente não, senhor".
Nossas leis e a impunidade
Tentei solução junto aos Juizados Especiais. Precisei agendar para o final de março um atendimento para a propositura de uma ação. Neste ínterim, liguei para a Editora Sextante [que publicou "O Código da Vinci" aqui no país], onde fui muito bem atendido. Informei-lhes sobre o problema ocorrido e a orientação que obtive foi a de que eu poderia lhes enviar o livro que eu receberia outro exemplar na minha casa, uma vez que eles já haviam constatado a falha em alguns exemplares. Assim procedi. Enviei o livro para a Editora e poucos dias depois recebi um novo exemplar em casa.
Nos Juizados, fui muito bem atendido; senti-me porém desmotivado a iniciar a ação contra a Americanas.com pois 'eu já havia recebido um novo exemplar' e 'não compensaria o tempo e o desgaste de uma ação de um valor tão pequeno' [pensei em pedir ressarcimento dos meus R$ 10,00 gastos quando do envio do livro]. Em verdade eu não tinha interesse numa simples troca de livros. Gostaria que a Americanas.com fosse, de alguma forma, punida pelo seu descaso com o consumidor, ainda que esta multa não fosse revertida em meu benefício. Porém fui informado que a Legislação não prevê nada do tipo, quando não há alguma espécie de dano moral; portanto não seria possível, no meu caso, que fosse arbitrada qualquer multa que fosse!
Conclusões
Como bem falou um amigo [Cristiano] recentemente: "As Americanas são uma empresa grande que pensa pequeno e que não investe o suficiente para atender a toda a demanda gerada quanto as suas vendas, além do que confia na impunidade, pois nem todos reclamam ou são desestimulados a entrar com qualquer ação contra o descaso deles". Falou por sentir também na pele o quão estressante pode ser fazer compras pela internet neste país. Ele também foi vítima de uma compra mal-sucedida no mesmo site.
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