4.5.07

Entre a verdade e a mentira

"Quanta verdade um homem é capaz de suportar?"; esta frase atribuída a Nietzsche é deveras inquietante!!! Desde que a li pela primeira vez me fiz esta pergunta inúmeras vezes e até passei a refletir a respeito de algumas coisas na minha vida. Passei a entender que a mentira é um mal necessário à convivência em sociedade. Em tese seria muito fácil se todos fossem sinceros, mas nem sempre é fácil digerir a sinceridade, principalmente quando estão nos apontando o dedo e trazendo à tona erros e defeitos.

Lógico que algumas pessoas conseguem assimilar de forma mais fácil a sinceridade do outro, mas convenhamos que não queremos ouvir verdades que nada acrescentam, como: "poxa, você está horrível hoje" ou "tá ficando barrigudinha, hein" [isto sem que a pessoa esteja em estado gestacional!!!] :P.

Penso que uma verdade que não acrescenta e que não trará nada de benéfico pode [e na maioria das vezes até deve] ser evitada.

Não faço com isto [às vezes sou mal interpretado quando exteriorizo o que penso] apologia ao uso da mentira. Gosto de relações sinceras. Até busco viver isto mais intensamente ultimamente. Cobro e, mais do que nunca, quero ser sincero naquilo que pode influenciar nas minhas relações. Não me considero alguém que possa ser taxado de mentiroso, mas procuro não fazer uso da sinceridade quando sei que ela só trará mágoas sem benefício algum à relação!! Mas sei também que se ela for necessária para dar opção à outra pessoa para refletir/entender melhor uma situação, compreendo que não é justo esconder dela a verdade!

Vou continuar divagando a respeito da frase do genial filósofo alemão [ambos - frase e filósofo - citados no início deste post]. O que abstraio deste pensamento é que, ao meu ver, de forma implícita é bastante difícil que as pessoas, de forma geral, consigam ouvir todas as verdades ao seu respeito. Para mim outra coisa também é certa: devemos aprender a fazer uso da nossa sinceridade [até na forma como somos sinceros]. E quando pedirmos para serem sinceros conosco devemos entender que algumas verdades podem ser "nocivas".

Obs.: post motivado por diálogo dia desses! Isto me motivou a escrever sobre pontos polêmicos [ou talvez nem tanto] da minha forma de pensar.

4 comentários:

Anônimo disse...

oi oi!

de volta mais marcante nas doces "rotinas" hein? que bom!

mas bem: li [como sempre] todo o seu texto, mas acredito que a resposta pra questão já esteja no título.
Acredito também que a denominada "super sinceridade" além de ser inútil, também é de extrema nocividade para ambas as partes. É complicado correr o risco de mexer com a auto-estima de alguém [ e também em contra-partida ser alvo] por conta de algo que poderia ser omitido, sem trazer prejuízo algum.
Não sou a favor de mentiras, mas a verdade é que elas, em menor ou maior grau dependendo do caso, acabam sendo necessárias.
Além do mais, acredito na "filosofia" de que podemos dizer tudo à outra pessoa, dependendo da forma que manifestamos nossas opiniões. A questão é que nem todo mundo observa este ponto, e faz um mal uso das palavras de tal forma, que ao invés de parecer uma expressão sincera, mais parece uma gratuita grosseria.

bem...enrolei, enrolei, pra falar uma coisa simples, que é a concordância com o que você escreveu. Também acho que pequenas mentiras são necessárias para as relações humanas. O grande problema é: qual o limite? até que ponto esta omissão não pode interferir, futuramente, nessas mesmas relações?

o grande lance é encontrar o meio-termo, o equilíbrio e discernimento de até onde se pode ir.



beijo :)

Unknown disse...

Hum... creio que tenha um grande motivador [ou seria melhor converter para o outro gênero? ;)] para continuar escrevendo!!
Bem, agradeço por ler todo e texto e por deixar sempre o teu comentário!!

Parece então ponto pacífico que acreditamos que devemos, via de regra, ser sinceros, porém, em algumas situações, a mentira se torna necessária!!
Lógico que isto vai da relação de cada um e do que se propuseram. Penso que devemos tentar reproduzir na relação o comportamento que esperamos da outra parte!! Portanto creio que normalmente esperamos a sinceridade, mas o mais importante de tudo é que devemos levar em consideração que às vezes isto pode não ser tão fácil e que o fato de que a outra parte está buscando ser sincera deve ser ponderado, independente do fato!

Voltando a teu comentário, você não enrolou não! Sempre deixa a tua opinião de forma tão clara! E não importa se há ou não concordância, acho que o que importa nisto tudo é saber qual a tua opinição sobre os mais diversos temas!!

Valeu mais uma vez e beijo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acredito que a mentira pode ser um mal necessário “as vezes”, mas você viver na mentira durante muito tempo não concordo. Sou a favor totalmente da verdade, mesmo que ela seja dolorida, sempre digo é melhor você saber a verdade do que descobrir uma mentira. Sei também que a mentira tem pernas curtas e tudo que obscuro um dia é descoberto. Acredito na sinceridade das pessoas, e algum tempo pago muito caro por esse meu defeito.

Um Grande Beijo