3.9.07

CANSEI

Para os brasileiros que se sentem cansados de tantos desmandos, corrupções, CPI's que não dão em nada, descaso dos governantes, "relaxe e goze" inoportunos, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo [OAB/SP], adotou a campanha "CANSEI".

Trata-se de um movimento cívico, apartidário e, segundo os mentores, que não visa atingir a ninguém em especial [presidente, governadores, deputados ou qualquer um dessa corja]. Este movimento visa dar um basta nos desmandos, na corrupção, na inércia da população quanto ao fato de ser vilipendiado em seus direitos!! É um movimento pelo Brasil, como fazem questão de frisar.

Penso que se trata de algo que poderia ser altamente positivo, como uma sacodidela na população brasileira, uma vez que suportar diariamente escândalos, CPI's que em nada resultam, desvios de verbas milionárias, falta de atendimento nos hospitais e pessoas morrendo em conseqüência disto, já me cansou há algum tempo! Porém acredito que estas são as situações "macro", que parecem estar além do que podemos fazer! Não que estejam na verdade.

Vejo que este movimento será de grande valia para se criar uma consciência ainda maior do tipo "EU posso de fato mudar esta realidade"; é preciso começar no exercício regular de cada um, no seu dia-a-dia, quando formos preterido ou tenhamos um direito usurpado por alguém que se acha "espertinho" [já diz a sabedoria popular que "o grande mal dos espertinhos é achar que todos os demais são bobos"]. Seja no momento em que, sem a nossa devida permissão, "cortam" fila e querem "dar um jeitinho" e deixar todos os otários que respeitam o direito do outro para trás!!

Na verdade vejo que estou cansado do "jeitinho brasileiro", que sem dúvida parece ter se arraigado e se tornado como um câncer cultural e que não permite que respeitemos o direito que os outros têm a ter direitos!!! Isto é um processo que deve ser corrigido em nós mesmos, pois se começarmos a rejeitar a idéia de agirmos de modo a levar vantagem em detrimento de outra pessoa, tornaremos esta ação intolerável nos outros também!!

Voltando a falar sobre o movimento, infelizmente já dizem se tratar de um movimento elitista [surgiu por iniciativa da OAB/SP e contou com o apoio de artista, de grandes empresários, etc] e com isto acaba-se por querer desmerecer a idéia!! Creio que este movimento, independente de onde tenha surgido, deve ser levado a termo! Pode-se agregar, com o passar do tempo, novas exigências, novos ditames para permitir a todos o exercício mínimo da cidadania!!! Penso que o sucesso depende exclusivamente de que as pessoas "comprem" a idéia, principalmente as classes menos favorecidas.

Gostemos ou não, as revoluções só vingaram quando alguém suficientemente carismático e que conseguisse "personificar e dar voz" às idéias que "emanam" do povo assumiram o papel da liderança. Se bem que revolução mesmo, para mim, neste movimento seria o inicio da consciência de cidadania de cada um, a insipiente convicção de que é cidadão e, como tal, merece o devido respeito [o que, por si só, não seria pouco].

Sei que o povo [e não me excluo disto, apesar de me iludir com a idéia de que possuo 'senso crítico' :P] é massa de manobra e atende aos anseios implícitos daqueles que detêm o poder. Torço apenas para que este movimento não signifique, no futuro, mais um golpe dos dominadores em seus dominados [pode ser a minha doce ilusão]!

Pequenas atitudes podem contar para a mudança deste comportamente generalizado que nos assola e nos torna este país de merda que somos. Não permitir que sejam "escrotos" conosco, tampouco querer tirar proveito de situações em que outros possam ser prejudicados. Que isto signifique para nós o rompimento com a nefasta cultura do se dar bem a qualquer custo e que nos torne mais intolerantes com o comportamento de pouco caso dos nossos governantes e, principalmente, do nosso próximo!


propaganda do movimento Cansei

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes de qualquer comentário, uma observação: BRILHANTE TEXTO! :)

Soube do movimento tardiamente, e talvez por conta disso mesmo achei que foi muito mal divulgado [mania que eu tenho de achar que se não chegou á mim é porque não teve a publicidade devida :P], e aproveitando isso, fica a reflexão: à quem realmente essa campanha deveria chegar? a que classes interessariam? minha resposta: à todos e todas! mas não é isso que acontece... me parece que a tal "elite" pouco importa se vai contar com a adesão das classes menos favorecidas... eles são auto-suficientes, e os demais, pobres coitados, são a tal massa de manobra que você se referiu :P

Não sei até que ponto uma campanha do tipo é positiva. Acho que cansa apenas apontarmos os problemas e não trazermos soluções para eles, apesar de não negar a importância de pelo menos reconhecermos que temos problemas. e é baseado nisso que vou dá o meu "CANSEI": cansei de muita zoada pra pouca ação!
De fato, não conheço a campanha, mas me responda: o que trouxe de novo? o que muda?
Não importa de onde vem a idéia; que seja das altas rodas de socialites cansadas de correrem risco ao irem às compras, ou do mais alto dos morros! Quero algo que funcione... alguma idéia, porque infelizmente, ainda não tive nenhuma :(

precisamos é fazer uma pressão nesse governo, pôr o exército nas ruas; qualquer coisa! o que percebo é que a coisa não pode continuar como está!

:P:P




beijo.

Unknown disse...

Caraca... como fui relapso em não replicar o teu comentário [como é do meu feitio, né?! (rsssss)].

Obrigado pelo elogio quanto ao texto, mas o que posso dizer do teu comentário para não parecer oportunista?? Mais uma vez consegue falar de idéias, sensações de forma impressionantemente claras!

Quisera eu poder ter finalizado de forma tão brilhante. Quer saber? Eu estou ficando cansado. Aquele Nevson que já foi muito mais idealista [covarde até certo ponto, é verdade, mas que ainda assim acreditava na possibilidade de um mundo melhor] está morrendo aos poucos.

Concordo que não importa de onde venha o grito, o chamado, só acho que algo ou alguém [carismático o suficiente] consiga ser fazer ouvir e inicie algo que revolucione este marasmo, este estado atual de letargia em que nos encontramos!

O pior de tudo é que o sistema nos "ensinou" que temos algo muito grande a perder e não vale a pena lutar por causas comuns. "Lute apenas pelo que é seu! E mesmo assim de forma moderada!", "não queira mudar o status quo, para não ser devorado pelo sistema/governo e todo o seu aparato utilizado para excluir os 'indesejados' [polícia, prisão, etc].

Sei lá... parece estar chegando, para mim, a época do conformismo absoluto. :(( Talvez este meu lado queira adormecer um pouco, enquanto aguarda o "libertador".

beijo e foi mal pelo demora!