Nesta obra, Jô Soares repetiu a fórmula do seu primeiro livro "O Xangô de Baker Street", onde é utilizada uma receita infalível para prender a atenção de qualquer leitor que busque uma razoável leitura de entretenimento: um assassino desconhecido, onde não sabemos quem pode ser a próxima vítima, alguns personagens que podem ser este assassino e um detetive que vai buscando, por intermédio de algumas pistas, desvendar o mistério e, conseqüentemente, desco brir quem é o assassino, além de um romance básico, como não poderia faltar; Jô de forma inteligente e bem humorada nos brinda com um desfile de personagens fictícios [Sherlock Holmes, por exemplo] com outros reais [D. Pedro II] neste envolvente livro, que narra a história do primeiro serial killer do Brasil!
Em "Assassinatos...", Jô utiliza do seu bom humor, erudição e de personagens marcantes, como o detetive Machado Machado [legado de seu pai, este nome é uma homenagem do seu pai ao patrono da ABL, Machado de Assis, de quem era um ardoroso fã].
Ambientada no Rio de Janeiro, no longíquo ano de 1920, Jô cria [ou recria?] uma atmosfera perfeita para este suspense. Interessante observar o "paradoxo" utilizado, uma vez que as vítimas do assassino são os "imortais" da maior academia literária do nosso país. Tal qual na primeira obra do autor, o personagem central também se envolve sentimentalmente. Este envolvimento se dá com a filha de um dos "imortais", romance este que empresta certa dramaticidade no fim do livro, quando ela se vê em delicada situação junto ao assassino!
Ainda que considere que "O Xangô de Baker Street" seja a melhor obra de Jô, vejo um aspecto que considero melhor em "Assassinatos...": a tradução dos anglicismos, galicismos e "latinismo", dos quais Jô faz, ao meu ver, uso abusivo.
RECOMENDO!!! Possibilidade de risos e desejo de ver logo o desfecho do suspense narrado [características de um bom livro do gênero]
DETALHES:

Título: Assassinato na Academia Brasileira de Letras
Autor: Jô Soares
Editora: CIA DAS LETRAS
Número de páginas: 256
Encadernação: Brochura
Edição: 2005
Nota: 8
Próximo livro [já em andamento]: "Luxúria - A Casa dos Budas Ditosos", de João Ubaldo Ribeiro, da série Plenos Pecados.
2 comentários:
hum... me deixou com ainda mais vontade de lê-lo viu? mas ele vai ter que esperar a vez na fila: tenho um certo evangelho para "matar" :))
na verdade, devo confessar: anseio pela crítica de "A casa..." viu? não deixe de fazê-la.
beijo.
Bem.. serei breve aqui! Espero que leia este livro e depois comente! Quero saber a tua impressão. E anseio ainda mais pela tua opinião em "O Evangelho..."
E quanto a "Luxúria - A Casa..." acho que já viu a esta altura, né?! ;)
beijo.
Postar um comentário