Sei que não terei vida fácil, uma vez que considero os anos 90, como a década mais produtiva e que "pariu" uma enormidade de grandes álbuns; de longe a que deixou o maior legado ao rock! Na minha modesta opinião, é claro!!!
Mas comecemos!
Bem... pode até não ser o melhor álbum DE TODOS OS TEMPOS, nem mesmo o melhor álbum da década, mas não é possível, para qualquer pessoa que tenha vivido e acompanhado aquele momento da música, negar a sua influência!! O álbum a que me refiro é o maravilhoso "Nevermind" do Nirvana!!
Este álbum, ao lado do "Out Of Time", do R.E.M. produziu as melhores sensações numa primeira audição que tive na minha vida!! Acho que só "Ten", do Pearl Jam conseguiu também mexer muito comigo num nível próximo aos dois anteriormente citados! Ah! Não quero ser injusto! Outros álbuns mexeram muito comigo também!!
Voltando ao que interessa de fato, o ótimo álbum do Nirvana: estive matando a saudade, já que me propus a comentar sobre ele. Caraca! É muito bom!! Não há uma faixa que se possa qualificar como fraca.
Lembrei-me desta postagem [feita por Bel], onde ela comentou sobre a melhor seqüência de músicas já ouvida num mesmo álbum, até então; pensando nisto, vi que adoro a seqüência citada no post acima, mas creio que a do Nirvana não fica a dever nada a ela! As 5 primeiras são de muita energia; a 6ª faixa não deixa a petecar cair, sendo apenas mais lenta que as precedentes! Logo em seguida a banda retoma toda a sua energia na poderosa "Territorial Pissings" ["Mijadas Territoriais", literalmente]. O gritos guturais de Kurt são um show à parte na citada faixa. As demais faixas também são igualmente boas e conseguem manter o disco num alto nível, sendo a última faixa a mais lenta e com um ar algo nostálgico-depressivo [não digo pela letra, já que não sei do que fala, mas sim pela sonoridade]. Vale a audição de cada uma delas [várias vezes].
É difícil "reviver" tudo aquilo que ocorreu no início da década de 90, onde a 'friorenta' Seattle se tornou o epicentro do rock mundial; imaginem um cenário local onde bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Alice In Chains, Screaming Trees, desfilavam suas músicas e seus talentos em palcos por toda a cidade. Caralho! Até fico com uma puta inveja daqueles que lá viveram este período!! Talvez seja incompreensível para quem não viveu este momento, mas mesmo algúem que estava tão distante, como era o meu caso, conseguia sentir o fervilhar que Seattle estava causando. Chegavam às nossas mãos pérolas como o álbum que motivou esta postagem, "Ten" e "Vs." [versus] do Pearl Jam, "Facelift" e "Dirt" do Alice In Chains, "Superunknown" do Soundgarden, "Sweet Oblivion" do Screaming Trees; enfim, muita coisa boa, oriunda de um mesmo lugar!
Penso que graças a "Nevermind" e ao Nirvana, pudemos novamente ver o rock ocupar lugar de destaque nas paradas, onde o predomínio era de cantores de country, boy bands [como Backstreet Boys] ou Mariah Carey e congêneres! É, pensando bem, bendita Seattle! E para se ter uma idéia de como a coisa andava feia tínhamos que agüentar o horripilante Axl Rose, à frente do Guns'n Roses, com aquela voz e bermuda ridículas, Bon Jovi, e outros se mostrando como ícones e mantenedores do rock! Era o limbo!!
Claro que o álbum serviu para abrir o espaço que fatalmente seria ocupado pelas excepcionais bandas que apareceriam pro mundo logo em seguida, mas que "Nevermind" foi o marco, isto não se pode negar!!
Detalhes do álbum:

Faixas:
01. Smells Like Teen Spirit
02. In Bloom
03. Come As You Are
04. Breed
05. Lithium
06. Polly
07. Territorial Pissings
08. Drain You
09. Lounge Act
10. Stay Away
11. On A Plain
12. Something In The Way
Lançamento: 1991 [atenção neste ano. Foi o melhor!!]
Gravadora: DGC [Geffen Records]
Formação: Kurt Cobain [guitarra/vocais], Chris Novoselic (Baixo) e Dave Grohl (Bateria)
Local: Seattle, no Estado de Washington [EUA]
Destaques: "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "Lithium", "Breed", "In Bloom", "Drain You", "Lounge Act" [putz! Todas na verdade!]
Nota: 10,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário