13.7.11

DISCOGRAFIA BÁSICA [02]

Para ouvir enquanto lê:     





Estava devendo mais uma desta série e resolvi falar de um dos álbuns que mais me mexeram comigo ao ouvi-lo. Não, não é exagero: lembro claramente de quando este álbum caiu nas minha mãos, emprestado por um colega de trabalho, no já longíquo ano de 1992. Foi amor à primeira audição. Impacto igual só ao ouvir "Nevermind", do Nirvana, que conheci no mesmo período. Nenhum outro álbum, até hoje, fez o mesmo que estes dois fizeram. O "bolachinha" a qual me refiro é "Out Of Time".

Este álbum, que completou no dia 12 de março 20 anos, catapultou o R.E.M. para o chamado mainstream da música.

Eu sei que não é um álbum de virtuosismos instrumentais, nem de experimentalismos revolucionários, muito longe disto. Mas quem disse que a música é "só" isso? Quem disse que é preciso virtuosismos, experimentalismos ou fórmulas mirabolantes para tocar as pessoas? Talvez para alguns poucos, a música seja isso, mas para mim a música "te pega" de jeito e te diz algo [muitas vezes independente do que o compositor quis dizer - se é que ele quis dizer de fato algo]; por vezes sentimos algo que não dá bem para explicar como e porquê: só sentimos e pronto!

Tudo casa de forma muito harmônica neste álbum; a cada faixa, mesmo que hajam flertes com o rap, com o folk, com o pop altamente grudento, a singeleza de cada arranjo soa divinamente com a maravilhosa voz de Stipe.

DETALHES:



Artista/Banda: R.E.M.
Lançamento: 1991 [atenção neste ano. Foi o melhor!!]
Gravadora: Warner 
Formação: Michael Stipe [voz], Bill Berry [bateria], Mike Mills [baixo] e Peter Buck [guitarra]
Local: Athens, Georgia [EUA]
Destaques: "Losing My Religion", "Near Wild Heaven", "Half World Away", "Texarkana", "Me In Honey" [mas pode ouvir todas que vale a pena! :) ]
Nota: 10,0

Nenhum comentário: