12.7.11

Filme, música e a contagiante nostalgia

Dia desses tive o prazer de assistir a mais um belíssimo filme. Num primeiro momento fiquei relutante pois não conseguia lembrar de nada digno de nota estrelado por Owen Wilson. Woody Allen na direção também me pareceu meio assustador, ainda que tenha lembrado do bom "Match Point" e do mediano "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos".
Pois bem, de posse de um comentário positivo e da maravilhosa e certa companhia da minha namorada, decidi-me por assisti-lo. Trata-se do belíssimo "Meia-Noite em Paris".
Não me prolongarei nos comentários quanto ao filme, mas não tenho dúvida de que foi o melhor filme/atuação de Owen Wilson. Foi empatia imediata pelo maravilhoso personagem vivido pelo referido ator. Um homem que parece, muitas vezes, estar vivendo uma época que não é bem a sua. No filme, Gil Pendler [Owen Wilson] está prestes a se casar com Inez [Rachel McAdams] e estão em Paris acompanhando os pais da noiva, já que o pai é um bem sucedido empresário, estando na capital francesa a negócios.
Enquanto Gil tem uma visão romântica da capital francesa, achando, inclusive, que o casal deveria morar lá, sua noiva se mostra um tanto quanto frívola, não demonstrando dar importância aos anseios do sonhador e nostálgico Gil, que idealiza a Paris da década de 1920 como sendo a era de ouro.
Num passeio solitário à noite, o sonho do nosso adorável personagem se realiza: ele é "transportado" à época dourada parisiense e consegue  conviver com personalidades como Picasso, Scott Fitzgerald, Hemingway, entre outros.
Estes passeios noturnos passam a ocorrer diariamente e isso acaba dando um novo rumo a sua vida.

Sem dúvida um filme excelente e que vale a pena ser assistido! RECOMENDADÍSSIMO!!!!!!

E como o assunto tem a ver com nostalgia, lá vou eu. Sempre fui encantando com algumas coisas da década de 60, principalmente no que diz respeito às manifestações culturais e políticas. Só para colocar as coisas em ordem: para mim a década dourada da música foi a década de 1990 [principalmente os 5 primeiros anos], mas sou meio nostálgico por aquele clima dos anos 1960 a 1970 [ainda que não os tenha vivido].

Nesta toada, lembrei-me de uma música que conheci através dos Ramones, posteriormente gravada pelos Raimundos: "Needles and Pins". Pelas informações que encontrei ela foi originalmente gravada por The Searchers. Abaixo os clipes desta deliciosa música, com Ramones, Raimundos e The Searchers [em 1964 - fiquei emocionado vendo o clipe - e em 2009].
Tudo bem, eu sei que é uma overdose, mas só assim para aplacar [ou seria alimentar?] um pouco da minha sensação! :)

 The Ramones


Raimundos


The Searchers - 1964


The Searchers - 2009

Nenhum comentário: